biografias dos filósofos
Vida: Sócrates (470 a.C-399 a.C) foi filósofo grego, é referência central na filosofia do Ocidente. O princípio de sua filosofia estava na frase "Conhece-te a ti mesmo". Nasceu em Atenas, no ano de 470 a.C. Filho do escultor e pedreiro Sofronisco e da parteira Fenarete, da sua infância nada se sabe. Homem feito, chamava atenção não só pela sua inteligência mas também pela estranheza de sua figura e seus hábitos. Quando não estava meditando solitário, conversava com seus discípulos, procurando ajudá-los na busca da verdade.Antes de Sócrates surgir no panorama intelectual da Grécia, os filósofos estavam voltados para a explicação natural do universo, fase que ficou conhecida como pré socrática. No final do século V a.C. iniciou-se a segunda fase da filosofia grega, conhecida como socrática ou antropológica, onde a preocupação de maior vulto se relacionava com o indivíduo e a organização da humanidade. Passaram a perguntar:
O que é a verdade? O que é o bem? O que é a justiça.
Principais ideias: Sócrates tinha uma linha de pensamento muito complexa, onde algumas de suas ideias são de fácil compreensão, colocando várias outras com interpretações mais profundas e difíceis. A seguir, algumas ideias de Sócrates:
”O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.”
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”
“Sob adireção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.”
“Aquilo que não puderes controlar, não ordenes.”
“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolver em nósmesmos as qualidades que naquela admiramos.”
“Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes sepudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos.”
“Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo.
O amigo deve ser como o dinheiro, cujo valor já conhecemos antes de termos necessidadedele.”
“A vida sem ciência