Biografia Rutherford e Bohr
Seu nome era Ernerst Rutherford. Ele nasceu em 1871 em Nelson na Nova Zelândia. Era muito bom com ferramentas, além de ser um ótimo aluno. Formou-se em Física, Matemática, Geologia e Química (UAU!), e depois de muito batalhar, foi trabalhar em um laboratório na Inglaterra e mais tarde no Canadá e depois na Inglaterra novamente sucedendo J. J. Thomson na direção de um laboratório cargo que ocupou até o final de sua vida.
Uma de suas primeiras contribuições na Ciência foi a descoberta de dois tipos de radioatividade, a alfa e a beta. Pouco tempo depois viu que quando os átomos emitiam partículas radioativas transformavam-se em outros elementos químicos, o que permitiu a medição da idade da Terra (viram que era bem mais velha que imaginavam!). Foi daí que surgiu o método de datação do carbono, que cientistas do mundo todo usam para descobrir a idade de fósseis…
Ele ganhou um prêmio Nobel de Química pela descoberta da natureza da radioatividade. Mas não ficou muito feliz não… ele queria ganhar o de Física!
Continuou seu estudo sobre as partículas com o objetivo de descobrir a estrutura dos átomos. Na época, o modelo em que acreditavam era o Modelo de Thompson, que afirmava que os átomos eram massas positivas onde estavam encrustados os elétrons (partículas negativas).
Idealizou então o experimento mais famoso de sua carreira, descrito em todos os livros de Química e estudado por todos os estudantes do mundo! Este experimento consistia em um lâmina de ouro muito fina bombardeada por partículas alfa (positivas) muito velozes, mostrado na figura a seguir
Para surpresa do aluno que fez o experimento, Ernest Marsden, uma em cada 20 mil partículas alfa ricocheteavam de volta e outras tantas se desviavam de sua trajetória.
Depois de estudar os resultados por MUITO tempo, Rutherford concluiu que as partículas alfa voltavam porque se chocavam contra algo muito duro, porém muito pequeno, no centro do átomo . Esse foi o surgimento da idéia do núcleo