Biografia Oscar Niemeyer
Nascido em 15 de dezembro de 1907, no RJ
Profundamente marcado pela lisura na vida pública do avô (ministro do Supremo Tribunal Federal), que como herança os deixou apenas a casa em que morava e cuja regalia era uma missa em casa aos domingos, apesar de ateu desde tenra idade
Passa a sua juventude sem preocupações e na boêmia, frequentando o Café Lamas, o clube do Fluminense6 e a Lapa. Em suas palavras: "parecia que estávamos na vida para nos divertir, que era um passeio."
Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI.
Alega que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Le Corbusier, mas assegura que isso "não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente".
Niemeyer se destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras, e escreveu em suas memórias:
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein”
Em 1929 começa o curso de Engenharia e Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes (ENBA, atual UFRJ)
Sua filha Ana Maria nasce em 1932 de seu casamento com Anitta Baldo em 1928
Niemeyer se forma em 1934
Em 1935 Niemeyer decide trabalhar de graça no escritório de Lúcio Costa (o recém-nomeado director da ENBA) Gregori Warchavchik e Carlos Leão - mesmo passando por dificuldades financeiras devido o nascimento de sua filha. O contato com Lucio foi totalmente relevante nas influências de Niemeyer pois após uma afinidade inicial com o movimento neo-colonial, Lucio percebeu que os avanços atuais do estilo internacional na Europa eram a única manifestação verdadeira de uma arquitetura