Biografia Nightwish
É Julho de 1996. Uma fogueira se ilumina em uma ilhota no meio do Lago Pyhäjärvi, em Kitee. Então, à meia noite, algo que mais tarde traria consequências acontece. Tuomas tem a idéia de um projeto solo para tocar música acústica.
A idéia rapidamente se cristaliza: o som deve incluir violões, flautas, cordas, piano e vocais femininos. O guitarrista Erno "Emppu" Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen logo se juntam ao projeto.
1997 - Contrato de gravação
O embrião criado por Holopainen toma forma em apenas alguns meses, e a primeira demo do Nightwish é terminada no começo de 1997. As opiniões alheias são reservadamente positivas e as sementes plantadas durante o verão começam a brotar durante o congelante inverso de Karelia.
Novas dimensões logo aparecem na música a banda: Vuorinen muda de violão para a guitarra e Jukka entra como baterista. Algumas semanas de ensaios intensos culminam numa demo gravada em Abril, contendo sete faixas com a nova formação.
As músicas atraem a atenção da Spinefarm Records, que oferece um contrato para o grupo. Durante o verão, o Nightwish grava mais quatro faixas e seu debut nomeado Angels Fall First é lançado em Novembro. O lançamento alavanca para a posição de número 31 nas paradas Finlanesas enquanto o single The Carpenter já estava dentro do Top 10.
Finalizando um ano de certa forma movimentado, o Nightwish faz seu primeiro show na noite de Ano Novo. Mais de 400 pessoas aparecem no Huvikeskus, em Kitee, e a banda está muito nervosa, mas o show supera todas as expectativas.
1998 - Virando profissionais
Depois de seu primeiro show, o Nightwish toca apenas alguns poucos shows, ja que o serviço militar obrigatório e os estudos os impediam de fazer uma turnê pesada. Em sua segunda apresentação, eles aparecem no palco do Lepakko, em Helsinki, e todos estão extremamente nervosos: Turunen chora no palco e Tuomas quase desmaia devido ao clima de excitação. Ainda assim, a banda passa pela prova de fogo