Biografia Monteiro Lobatto

937 palavras 4 páginas
SINTRODUÇÃO:
Monteiro Lobato é um autor muito reconhecido pelo trabalho na literatura infantil. Entre as obras de maior sucesso do escritor brasileiro estão: “O Pica Pau Amarelo”, “Reinações de Narizinho” e “Caçadas de Pedrinho”. O sítio do pica pau amarelo, cenário para as aventuras de Pedrinho, Narizinho e Emília, deu nome ao programa televisivo que adaptou obras do autor.
Apesar de ser lembrado pela atuação na literatura infantil, Lobato escreveu também sobre petróleo e ferro em obras de cunho nacionalista. Além disso, trabalhou como editor, favorecendo a publicação de livros de escritores novos, ainda desconhecidos no mercado. Foi Monteiro Lobato que resolveu colocar capas coloridas e atrativas nos livros, tinha como objetivo melhorar as vendas.

MOVIMENTO LITERÁRIO:
O escritor é normalmente associado ao movimento que antecede o modernismo e sucede o simbolismo, o pré-modernismo.
ESTILO:
Estilo de escrita simples, misturando elementos de realidade e fantasia, muito presente nas suas obras infantis. O autor dava importância à cultura nacional em seus textos e inovou ao colocar ensinamentos de disciplinas como geografia, matemática e história nos seus livros.
Em seus escritos nacionalistas, Lobato não buscava agradar, dizia o que pensava independentemente da ocasião. Percebe-se, inclusive, uma cerca ironia nas palavras do autor, apesar da linguagem clara e objetiva.
OBRAS:
Um dos mais importantes autores da nossa literatura, Monteiro Lobato soube, como ninguém, captar as aspirações e sentimentos dos brasileiros, legando, no conjunto da sua obra, um expressivo retrato do país e de sua gente.
Pensamento dos mais fecundos na primeira metade do século XX, foi um escritor-cidadão de personalidade inquieta e múltiplos interesses. Sua vasta cultura transparece nos livros que trazem uma mistura equilibrada de erudição e coloquialismo, traduzida em uma linguagem rica e inovadora. Abordando temas de cunho universal dentro de uma perspectiva brasileira,

Relacionados