Biografia de platao
Platão se interessou pela filosofia e pela política logo Tornou-se discípulo de Sócrates aos 18 anos e o acompanhou durante cerca de 10 anos, até que fosse condenado à morte.
Platão acompanhou o processo de julgamento de seu mestre, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos deuses. Sócrates foi obrigado a beber veneno, em 399 a.C.
Decepcionado com a democracia ateniense e também correndo risco de ser perseguido, por ter sido discípul Sócrates, Platão passou a viajar por diferentes lugares busca de novos aprendizados.
Retornou para Atenas em meados de 387 a.C. e foi ne época que fundou sua Academia, que tinha como obj o a educação de jovens que poderiam assumir cargos governo e precisavam da experiência e conselhos de Platão, para desempenharem um bom trabalho.
O filósofo escreveu mais de 30 obras, como Menexen Ménon; Eutidemo; Crátilo; O banquete; Fédon; A repú Fedro; Teeteto; Parmênides; O sofista; O político; Tim Crítias; Filebo e As leis.
Basicamente, suas obras eram escritas em forma de diálogos. Curiosamente, esses diálogos não apresenta Platão como personagem principal e, sim, Sócrates. At de sua obra, Platão passa muitos dos ensinamentos d mestre. Em alguns momentos, dizem os estudiosos, é saber se se trata de um pensamento do próprio Platã um pensamento de Sócrates transmitido por Platão.
O filósofo faleceu aos 80 anos, em 347 a