Biografia Adam Smith
Pouco se tem registro de sua infância, não tendo nenhum fato de relevância a não ser que seu pai veio a falecer antes de seu nascimento.
Adam Smith iniciou sua vida acadêmica logo após o término do seu segundo grau em Kirkcaldy. Em 1737, ingressou na Universidade de Glasgow, na disciplina de círculo de Humanidades e iniciou o estudo da matemática, clássicos greco-romanos, filosofia e teologia. Na Universidade, ele sofreu uma influência marcante exercida por seu professor Francis Hutcheson, um teórico protestante que defendia a filosofia do direito natural ou jusnaturalista, teoria que se baseia em o direito enquanto aquilo que é justo. Francis Hutcheson também propunha o bem-estar dos outros é também o meu bem-estar, que onde há a maximização possível das liberdades pessoais com o objetivo da felicidade comum, uma frase que traduzia de forma satisfatória seus pensamentos era:”A melhor ação é aquela que produz a maior felicidade para o maior número”. Isso fez com que Smith começasse a estudar os problemas econômicos de sua época.
Em 1740 Smith aceita uma bolsa para prosseguir seus estudos em Balliol College, Oxford e ele não havia completado os cinco anos necessários para sua graduação em Glasgow. Em Balliol ele aprofundou e refinou seus estudos nos clássicos e literatura, porém sua experiência não influenciou sobre sua formação, por conta do forte apelo religioso e ao escolaticismo antirracionalista que a Universidade inglesa, um fato pragmático que reflete bem esse conceito foi quando uma cópia de seu livro ‘’Natureza Humana’’ de David Hume, foi confiscado por ir contra a ideologia empregada na Universidade