Biogeoquimica
Ciclos Biogeoquímicos:
Envolvem estas três áreas do conhecimento:
Bio = biologia
Geo = geografia
Químicos = química
Os ciclos estudados estão diretamente relacionados aos processos de fotossíntese e de respiração aeróbia, e alguns dos seus componentes são as plantas, animais, fungos e bactérias.
Ciclo do Carbono:
Este ciclo está dividido em 4 etapas:
Fotossíntese ou quimiossíntese: os organismos autótrofos realizam sua respiração, retirando o CO2 da atmosfera, o que pode ser demonstrada de acordo com a equação: Fixação: O carbono presente nos autótrofos é fixado em sua composição
Absorção: ao ser fixado nos seres autótrofos, o carbono entra na cadeia alimentar, sendo absorvidos pelos demais organismos (consumidores) pela alimentação
Respiração: Os seres vivos consumidores liberam o CO2, fazendo-o voltar para a atmosfera, iniciando novamente o ciclo, o que pode ser constatado peã seguinte equação: Decomposição: O carbono também pode ser devolvido ao ambiente, com a morte dos organismos, que são decompostos por bactérias,m que liberam o carbono. Os restos de seres vivos decompostos a milhões de anos atrás formam os combustíveis fósseis, que com sua queima estão aumentando o CO2, uma vez que este gás é liberado em grande quantidade devido a cada vez mais crescente industrialização do planeta, sendo um agravante do efeito estufa.
Ciclo do Nitrogênio:
Este ciclo está dividido em etapas:
Fixação (ou biofixação): o N2 presente na atmosfera é absorvido, pelas bactérias fixadoras existentes nas raízes de leguminosas como feijão, vagem, ervilhas. Essas bactérias estabelecem uma relação de mutualismo com as leguminosas, sendo responsáveis pelo processo de adubação verde (deixam o solo mais fértil, utilizando leguminosas no processo de rotação de culturas). Essas bactérias são do gênero Rhizobium.
Nitrosação: (ou amonificação): Por sua vez, o N2 ainda não pode