Biogeoquímica
Em qualquer ciclo biogeoquímico existe a retirada do elemento ou substância de sua fonte, sua utilização por seres vivos e posterior devolução para a sua fonte.
Ciclos da natureza
Ciclos Biogeoquímicos
Quando falamos em ciclos biogeoquímicos estamos fazendo uma referência aos ciclos de nutrientes sedimentares e gasosos. Elementos essenciais
Carbono (C) Nitrogênio (N) Hidrogênio (H) Oxigênio (O)
Fazem parte desta composição.
Uma importante característica destes ciclos é o ajustamento às mudanças em que se apresentam. Um exemplo disso, é o Co2, que quando aumentado no ar atmosférico por causa de processos de oxidação e combustão, é consumido pela própria circulação atmosférica, plantas e pela formação de sais do mar. Então a atmosfera pode ser vista como um reservatório, que como todo reservatório, ela possui um limite.
Ciclo do Carbono
Este ciclo é uma representação teórica da utilização de dióxido de carbono pelas algas e plantas. Este ciclo trata da fotossíntese. O retorno desse carbono dá-se de duas formas: respiração ( que é a principal) e por meio da quebra de matéria orgânica (secundária).
Exemplo do ciclo do carbono:
Aproveitamento do CO2 dissolvido na água do mar pelas algas. Uma parte de CO2 volta para a água por meio da própria respiração da alga, e outra parte, quando ela morre ou é consumida por um predador herbívoro ou por uma bactéria. Esse tecido morto por sua vez é apodrecido por uma bactéria e o carbono incorporado ao meio através da oxidação (reação que envolvendo um elemento químico, ocasiona perda de elétrons) da matéria orgânica.