Biofísica de cardiovascular
O transporte pela membrana pode ser: diretamente sem nenhuma interferência, ou pelos canais ou poros presentes na membrana plasmática ou pelo meio de proteínas carreadoras a principal função desses processos é manter uma distribuição homogênea tanto no meio externo quanto interno.
Existe o transporte passivo( difusão) onde os componentes passam do meio mais concentrado para o menos concentrado e para isso não é necessário gastar energia para tal. A difusão facilitada é quando implica a interação de moléculas ou íons com uma proteína carreadora que facilita sua passagem através da membrana por se fixar quimicamente a ela.
Já no transporte passivo é causado por proteínas carreadoras como a bomba sódio- potássio, também do meio mais concentrado para o menos concentrado é necessário à utilização geralmente do ATP como energia para que ocorra esse processo. A osmose é a difusão da água através de uma membrana semipermeável, quando duas soluções com concentrações desiguais estão separadas por uma membrana semipermeável, a água passa da solução mais dissolvida hipotônica para a menos dissolvida hipertônica, tendendo a uma solução isotônica. Caso os solutos não ultrapassa a membrana a água ficará no meio mais concentrado o sistema só equilibrará com a pressão osmótica posicionada de um lado e a pressão hidrostática do outro lado. Biofísica do