Biofert 1 2
Autor: Vinícius Bortolini Jubett
Exercício #1
Recomendação de calagem para cultura de tomateiro em Florianópolis.
Recomendação de calagem para cultura de tomateiro para o solo localizado na rua Humberto Rohden, 552 no bairro Campeche em Florianópolis, Santa catarina. Baseado na análise solicitada no dia 14 de maio de 2012 ao laboratório de análise de solos da EPAGRI em Florianópolis.
A recomendação de calagem foi feita com base no índice SMP com uso da fórmula para solos pouco tamponados devido à natureza do solo arenoso e para o pH de referência 6,0.
A quantidade de calcário a ser aplicada será de 2,23 toneladas por hectare.
Como a cultura será praticada primeiramente no sistema convencional de preparo do solo, a prática da calagem também é recomendada no sistema tradicional, isto é, com aplicação homogênea em toda a área e incorporação a 20 cm de profundidade com lavração, seguida de gradagem. A distribuição do corretivo deve ser feita uniformemente em toda a área a ser corrigida. Recomenda-se, portanto, efetuar tanto a distribuição como a incorporação o mais uniforme possível. A distribuição do corretivo no solo deve ser evitada em períodos de vento forte.
O valor de PRNT do calcário deve ser de 100%, Este valor é expresso em relação ao CaCO3 puro, com partículas que passam na peneira ABNT no 50.
O calcário deve ser aplicado, preferencialmente, até três meses antes do plantio das demais culturas para obter os efeitos benéficos da calagem.
Após a aplicação do corretivo, o pH do solo atinge um valor máximo em aproximadamente 3 a 12 meses, tendendo a diminuir após 4 a 6 anos, devido ao processo de reacidificação natural do solo. As informações disponíveis indicam que o efeito residual da calagem é, em geral, igual ou superior a cinco anos. O diagnóstico da acidez pela análise do solo amostrado em período inferior a quatro anos da aplicação do corretivo pode ser errado, pois parte do