Bioestatistica
1
Bioestatística
1 – CONCEITO
1.1 - Estatística
A Estatística é um conjunto de métodos destinados à coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados de observação, bem como da tomada de decisões razoáveis baseadas em tais análises. A Estatística é um conjunto de processos ou técnicas empregadas na investigação e análise de fenômenos coletivos ou de massa.
Bioestatística, a Estatística utilizada nas Ciências Biológicas como, por exemplo,
Medicina, Biologia, Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e outras, coleta dados de pessoas, de animais experimentais e de fenômenos físicos e químicos. Interessam aos pesquisadores dessas áreas dados sobre mortalidade infantil. Eficiência de medicamentos, incidência de doenças, causas de morte e etc.
1.2 – Divisão da Estatística
A Estatística divide-se em duas partes Geral e Aplicada.
Geral ou metodológica
Aplicada
– Descritiva
– Indutiva ou inferencial
– Biometria
– Econometria
– Mecânica estatística
– Demografia
– Psicometria
– Sociometria
1.2.1 Estatística geral ou metodológica
Visa elaborar métodos gerais aplicáveis a todas as fases do estudo dos fenômenos de massa. tendo por finalidade o estudo das propriedades matemáticas desses fenômenos e a dedução e demonstração rigorosa dos procedimentos e fórmulas usadas frequentemente. Estatística Descritiva
Suponha que se tenha informações de um conjunto de notas de estudantes matriculados em uma disciplina de Estatística. Na terminologia estatística, o conjunto de notas desses estudantes é chamado de conjunto de dados, e a nota individual de cada estudante é chamada de observação.
2
Dessa maneira reduz-se o conjunto de dados, tornando-o mais maleável, constituindo tabelas, gráficos ou sumarizando os seus valores através de medidas descritivas, como a média. A parte da estatística que nos ajuda neste tipo de análise é chamada de estatística descritiva.
Estatística Inferencial