BIOECOLOGIA Do Piau
MACAPÁ-AP
2011
BIOECOLOGIA D........................................................................................... ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL – APA – DO RIO CURIAÚ, MACAPÁ-AP.
SUMÁRIO
I. INTRODUÇÃO ......................................................................................04
II. JUSTIFICATIVAS ..................................................................................08
III. OBJETIVOS ............................................................................................09
IV. MATERIAL E MÉTODOS ....................................................................13
V. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICOS ................................................... 14
VI. CRONOGRAMA ....................................................................................15
1.0 INTRODUÇÃO Os Teleostei alcançaram sucesso em ambientes distintos por apresentarem várias estratégias reprodutivas que englobam táticas extremas (VAZZOLER, 1996). Segundo esse autor a estratégia reprodutiva pode ser definida como o conjunto de características que uma espécie deverá manifestar para ter sucesso na reprodução, de modo a garantir o equilíbrio populacional. Essas características, variáveis e adaptativas, são denominadas táticas reprodutivas.LOWE-MCCONNELL (1977, 1987 e 1999) apresentou ampla discussão sobre o tema, enfocando teleósteos de águas tropicais. As mudanças das condições abióticas e a sobrepesca são alguns dos fatores que provocam a manifestação das táticas reprodutivas em peixes em depleção populacional.
Vários estudos enumeram várias táticas que podem ser identificadas em populações de peixes, dentre elas: desenvolvimento de cuidado parental, alteração na proporção sexual, redução no tamanho