Biodiversidade
INTRODUÇÃO
O termo biodiversidade é derivada da expressão diversidade biológica e consistem no total de genes, espécies e ecossistemas de uma determinada região.
Neste trabalho procuramos mostrar que, as perdas da biodiversidade se constituem, hoje, para a humanidade um problema sem precedentes.
Mas o que é Biodiversidade e quais são as causas e conseqüências que o mundo está sujeito pelas suas perdas?
Sinteticamente, neste trabalho procuramos responder estas questões e também apresentar o impacto ambiental que ocorre, bem como as possíveis soluções para acabar com a perda da Biodiversidade.
1 O QUE É BIODIVERSIDADE?
Biodiversidade é a diversidade da natureza viva. Desde 1986, o conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalistas, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas do século XX.
Pode ser definida como a variedade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre