Biodiversidade
A ESPÉCIE HUMANA DEPENDE DA BIODIVERSIDADE PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA
Biodiversidade é a diversidade da natureza viva.
Pode ser definida como a variedade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes numa área definida.
A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.
Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
Flora e Fauna Africana Biodiversidade no Mar
Fauna nos Pontos Polares Flora Tropical
Diminuição da Biodiversidade - Causas
Entenda-se a diminuição da biodiversidade como a extinção parcial ou total de espécies animais (fauna) ou vegetais (flora), que infelizmente, são irrecuperáveis.
A interferência extensiva do homem no meio ambiente é a grande causadora da perda da biodiversidade mundial. Plantas e animais têm sido exterminados de forms muito rápida pela ação humana. A taxa de extermínio de espécies ocasionada pelo homem é 50 a 100 vezes superior aos índices de extinção por causa natural. Em média, 90% das espécies extintas acabaram por consequência da destruição do seu habitat devido à acção humana.
CAUSAS DA DIMINUIÇÃO DA BIODIVERSIDADE
Eliminação ou alteração do habitat natural pela mão humana.
Introdução de espécies exóticas e invasoras.
Exploração excessiva de espécies animais e vegetais.
Caça e pesca sem critérios.
Tráfico de fauna e flora silvestres.
Poluição do solo, da água e da atmosfera.
Ampliação desordenada das