Biodiesel
Apresentação
- Introdução
- Produção
- Aplicação / Uso
- Vantagens x Desvantagens
- Produção Mundial
- Economia – Oportunidade de Mercado
- Potêncial Brasileiro
Quando e onde surgiu o biodiesel?
Uma indicação literária comum é a da criação do motor diesel por Rudolf Christian Karl Diesel em 1900, lançado em Paris na exposição Universalle. O motor que hoje leva seu nome era de injeção indireta e utilizava óleo de amendoim como combustível.
O primeiro registro do que hoje conhecemos como Biodiesel, foi uma patente belga (patente 422.877) de 1937 onde está descrita a utilização de óleo vegetal de palma e etanol, promovendo a reação de transesterificação.Os primeiros a utilizar a denominação de biodiesel foram pesquisadores chineses, em 1988 após que a Áustria e a França iniciaram a produção e consumo em larga escala. Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos.
Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se pode produzir o biodiesel, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
Espécies vegetais das quais se pode produzir o biodiesel: mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100. Emissões de b20 e b100 comparadas ao Petrodiesel
B20 BIODIESEL B100 BIODIESEL
PARTICULAS -12% -47%
MONÓXIDO DE CARBONO-12% -48%
DIÓXIDO DE CARBONO (DOE)-15% -78%
SULFETO DE HIDROGÊNIO (H²S)-20% -100%
DIOXIDO DE ENXOFRE (SO²)-20% -100%
OXIDO DE NITROGENIO (NO²)+2 a -2% +10 a -15%
Fonte: