BIOCONSTRUÇÕES
1 JUSTIFICATIVA
São técnicas simples que qualquer pessoa é capaz de fazer, coordenada ou não por profissionais, permitindo assim de serem chamadas técnicas de autoconstrução, sistemas construtivos que respeitam o meio ambiente. Precisa-se de muita criatividade e imaginação, para encontrar a harmonia entre a tecnologia, a estética e a funcionalidade, que se integra no meio natural e urbano também. Para assim satisfazer as necessidades humanas em condições saudáveis, guiando-se por um critério estrito de sustentabilidade e respeito com o meio ambiente. Vamos entender por que essa iniciativa pode ajudar e muito nosso planeta. As bioconstruções são um elemento importantíssimo da Permacultura, buscando a integração das unidades construídas com o seu ambiente, segundo o design permacultural estabelecido na área. Deste modo, a bioconstrução busca desde o planejamento, execução e utilização, o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis com o mínimo impacto.
2 PROBLEMAS
Essas obras são feitas com a maioria dos materiais da natureza, as construções de ambientes sustentáveis por meio do uso de materiais de baixo impacto ambiental, adequação da arquitetura ao clima local e tratamento de resíduos. Devemos realizar diversos testes com o solo a ser utilizado e observar atentamente a técnica a ser executada.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivos gerais
O objetivo geral desta pesquisa é conhecer e analisar as técnicas de bioconstrução, visando identificar aquela que realmente utilizou o maior volume de recurso natural disponível e que resultou no mínimo impacto ambiental.
3.2 Objetivos Específicos
- Pesquisar a origem e evolução histórica das bioconstruções;
- Identificar as tecnologias, materiais, recursos naturais e humanos necessários para as bioconstruções;
- Pesquisar a utilização de materiais renováveis ou recicláveis nas bioconstruções;
- Conhecer a técnica de bioconstrução que utiliza a iluminação, ventilação e águas naturais;
- Conhecer