Biocombustiveis
UFCD2: Sistemas Ambientais
RA3 – Dimensão física e química dos sistemas ambientais
Resíduos
1. Após a leitura dos dois textos apresentados, fiquei perplexa com a situação apresentada no segundo texto, que vai contra as medidas apresentadas e implementadas no primeiro. Não consigo compreender esta contradição, no primeiro texto apresentam as medidas implementadas a favor do ambiente a 19 de Setembro de 2014 . Medidas essas, que viriam estabelecer metas para a gestão de resíduos urbanos de 2014 a 2020. O que se pode comprovar não estar a ser cumprido, pelo caso que nos é apresentado no segundo texto numa carta da Quercus datada de 29 de
Outubro de 2014. Acho inadmissível apresentarem estas medidas e depois não as cumprirem de modo algum, colocando em risco a saúde pública, deixado a água e as terras ser contaminadas.
Fontes Energéticas
1. Biocombustíveis são combustíveis líquidos ou gasosos, fontes de energias renováveis de origem biológica.
2. Os biocombustíveis são produzidos a partir de vegetais, como o milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, beterrabas, cereais e plantas oleaginosas. O lixo orgânico também pode ser utilizado para a produção de biocombustível.
Exemplos de biocombustíveis: biodiesel, etanol, metanol, metano e carvão vegetal.
Professoras Anabela Vitória e Lúcia Lemos
2014/2015
3. As vantagens dos biocombustíveis são: a redução da dependência energética nos combustíveis fósseis; produção a partir de plantas que absorvem o CO2 permitindo assim a produção de combustíveis que não emitem gases com efeito de estufa; a redução da quantidade de lixo orgânico no planeta, que pode ser utilizado para a produção de biocombustível.
4. As desvantagens da utilização dos biocombustíveis são: a produção de biocombustíveis consome muita energia; produção é feita através de culturas intensivas que produzem óxido de azoto, gás com efeito de estufa; cultivo das plantas é feito em zonas que