Big Data
Autores
Euripedes Gomes (euripedes.gomes@gms-sw.com): é Engenheiro, possui MBA - Marketing; Mestre em Estatística & Qualidade e Ph.D em Engenharia Mecânica. Prof. Dr. MBA - Engenharia de Operações da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), das disciplinas Supply Chain e Manufatura & Logística. Executivo com 20 anos de experiência na Hewlett-Packard Company assumindo posições em nível Brasil, Mercosul, América Latina, Américas, nas áreas de Supply Chain, Manufatura, IT, Qualidade e Projetos. Trabalhou seis anos com Israel (Tel-Aviv) nas áreas de Supply Chain, Serviços ao cliente e Projetos.
Bruno Andrade Esmeraldo (besmeraldo@hotmail.com): é formado em Engenharia Elétrica, experiência em empresas de grande porte para bens de consumo. Trabalhou com projetos de engenharia e, atualmente, trabalha com projetos de logística para a cadeia de Supply Chain com foco em otimização de distribuição e redução de custos.
RESUMO
Neste artigo discute-se a perda de Market Share de uma empresa de bens de consumo no mercado brasileiro. Estudou-se a participação de mercado nas diferentes regiões brasileiras. Para resolver este problema foi utilizada a metodologia do Big Data, estudando-se 5.500 cidades brasileiras nas regiões norte, nordeste, sudeste, centro-oeste e sul; e variáveis que poderiam estar impactando o Market share como volume de vendas nessas cidades, share of wallet, nível de exposição do Produto nos pontos de venda, variação do preço do Produto versus seus concorrentes. Focou-se em certas capitais do país e foi identificado um fenômeno curioso onde a combinação de preços competitivos não resultava necessariamente em liderança de mercado. Na região nordeste a variação do preço com o concorrente subiu de 8% para 14% resultando em um aumento de vendas o que não ocorria em outras regiões.
1 INTRODUÇÃO
O objetivo geral deste estudo foi utilizar os