Big data
RESUMO: O termo BIG DATA é usado para grandes quantidades de dados que precisam ser analisadas em tempo real para conduzir a tomada de decisões e aumentar a lucratividade das empresas, com isso novas oportunidades de emprego estão surgindo para profissionais de TI. O meu objetivo é destacar a relevância da abordagem do assunto para o conhecimento desta nova tecnologia, tirando dúvidas e descrevendo suas aplicações. Como resultado observa-se que algumas empresas estão abrindo seus capitais e cortando gastos simplesmente em implantá-la. A metodologia a ser adotada consistirá na pesquisa bibliográfica. Podemos concluir que a cada dia é criado uma quantidade enorme de informações e que esta tecnologia surgiu para que possamos analisa-las com maior volume, velocidade, variedade e em tempo real.
Palavras-chave: Tecnologia, Dados, TI, Lucratividade, Empresas, Oportunidade.
1. INTRODUÇÃO
Nos dias atuais estamos produzindo diariamente uma quantidade enorme de dados, com isso criamos uma carência de tecnologias que possam analisar essas informações com velocidade, em um volume cada vez maior, com mais variedade e ajudando nas tomadas de decisões das empresas com o menor custo possível.
2. DESENVOLVIMENTO
Em tecnologia da informação, Big data se trata de um conceito, no qual o foco é o grande armazenamento de dados e maior velocidade. É um conjunto de soluções tecnológicas capaz de lidar com dados digitais em volume, variedade e velocidade inéditos até hoje. Na prática, a tecnologia permite analisar qualquer tipo de informação digital em tempo real, sendo fundamental para a tomada de decisões. Podemos dizer que o big data se baseia em 5V’s velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.
Para colocarmos o termo em contexto, Big Data vem chamando atenção pela acelerada escala em que volumes cada vez maiores de dados são criados pela sociedade. Já falamos comumente em petabytes de dados gerados cada dia, e zetabytes