bibliografia
Desafios Futuros para Administração
Introdução
As teorias administrativas têm evoluído com o tempo. As pesquisas e o amadurecimento da atividade empresarial vêm adicionando elementos outrora não considerados. Durante este curso, procuramos discutir exatamente esta evolução. Notamos que a EPA se dá de maneira a responder às demandas do ambiente externo. Por exemplo, as teorias de Taylor e Fayol eram condizentes ao cenário econômico e empresarial de suas épocas. Assim, as teorias administrativas evoluem em conjunto com o processo de modernização da sociedade. Talvez nenhuma outra área, mesmo as ligadas à tecnologia, represente tão bem esta tendência. O processo de modernização advém da consolidação da autoridade racional-legal, em substituição à autoridade tradicional, carismática, advinda de direito de nascimento ou conquista.
Desde os primórdios da humanidade, a História tem mostrado que o ser humano é fortemente impulsionado pelo desejo de incrementar o seu padrão de vida, através do controle das forças da Natureza e do seu meio-ambiente. Desde as comunidades primitivas dedicadas a atividades extrativas, passando pelo pastoreio e pela a agricultura de subsistência, até os dias atuais, é neste sentido que as organizações humanas têm se desenvolvido.
As organizações humanas têm evoluído em complexidade, sempre no sentido de proporcionar a seus membros melhores condições de subsistência e maior conforto material.
Em resumo, os seres humanos se associam para conseguir, por meio do esforço conjunto, atingir determinados objetivos.
O objetivo desta aula é sintetizar alguns dos conteúdos vistos anteriormente. A administração moderna é o resultado histórico de diversos fatores, que se integraram e contribuíram uns com os outros para que hoje tenhamos essa “ciência” tão completa e indispensável para a existência de todos. Não que ela tenha sido criada ou inventada por alguém, há centenas e centenas de anos atrás as pessoas, ou