Bibliografia
ALFRED RUSSEL WALLACE
“Eu era um materialista tão convencido, que não admitia absolutamente a existência do mundo espiritual. Os fatos, porém, são coisas pertinazes. Eles me obrigam à aceita-los como fatos.”
Alfred Russel Wallace, nasceu, em 8 de janeiro de 1823, em Llondac - Monmouthshire, País de Gales e desencarnou em 7 de novembro de 1913,em Broadstone – Dorset – Inglaterra, filho de Thomas Vere Wallace e Mary Anne Greenell.
Passou por uma infãncia dificil, sendo enviado para viver com seu irmão mais velho durante quase toda a sua adolescência. Esta convivencia lhe resultou ter acesso a Hall of Science, local onde se discutiam os ensinamentos de Robert Owen entre outras atividades recreativas.
Mesmo com dificuldades, Alfred Wallace não deixou de estudar e interessar-se pela ciência, vindo a ingressar no Instituto de Mecânica da Cidade de Kington
Quando contava com vinte anos de idade, Alfred Wallace ingressou como professor de mapas na Colegiate School of Manchester, tendo que com uma parca remuneração ajudar sua familia.
Alfred foi bastante influenciado pelo pensamento de Thomas Malthus, especialmente no que concerne a sua teoria do controle do crescimento populacional.
Após o falecimento do seu irmão mais velho que lhe deu guarida na adolescência, mudou-se para Neath, a fim de cuidar dos negócios daquele.
Neste momento aproximou-se da botânica, bem como voltou a reunir o restante da familia para morarem todos juntos.
Wallace e seu irmão Herbert participaram da construção do novo Instituto de Macânica da Cidade de Neath, inaugurado em 1848.
Sua vontade de viajar para outros territórios foi motivada pela curiosidade que a botânica sempre lhe despertou, razão esta que o trouxe à Amazonia brasileira quando contava com 25 anos de idade.
Margeando o Rio Negro, passou por diversas cidades, tais como Salinópolis, Belém do Pará, Manaus, coletado vestígios e dados de animais e vegetais, trabalho este que