Bibliografia de teoricos
(1881, Arcueil, França - 1973, Paris, França ) é um pedagogo francês pioneiro da nova educação na França
Cousinet nasceu no ano da implementação de leis Balsa em uma família burguesa. Ele passa o tabuleiro 17 e prepara a École Normale Supérieure, durante 3 anos, mas não passa da competição. Ele obteve um BA em 1903.
Ele, então, tornou-se professor. Ele participou do desenvolvimento de testes educacionais e começa sob a direção "de Émile Durkheim, uma tese sobre a vida social dos filhos”. Em 1910, foi nomeado Inspetor principal: como tal, é responsável por uma centena de escolas públicas.
Ele foi mobilizado em 1914 e ferido durante a guerra.
A partir de 1920, como um inspetor, ele introduziu o método ativo na região, e testa os princípios de seu método de grupos de trabalho criados livres que em 1925, em um panfleto.
Estas experiências são malvistas por seus superiores, especialmente quando Cousinet oferece, à imitação de Leo Tolstoy, a publicação de uma revista composta por crianças textos, Bluebird.
Entretanto, é muito ativo durante todo este período no novo movimento de educação, participando e organizando conferências, a publicação de sua obra e de outros professores.
Após a Segunda Guerra Mundial, encerrou sua carreira como inspetor, ele ensina educação na Sorbonne. É a partir dessa época que ele escreveu a maioria de seus livros.
Em 1946, ele criou com François Chatelain a nova Escola de Fonte de Meudon, e da associação francesa New Schoo.
Os primeiros trabalhos focados em Cousinet vida social das crianças. Para ele, o intercâmbio social desempenha um papel essencial na construção do pensamento da criança. A escola deve, portanto, basear-se na vida social para a organização de aprendizagem, em vez de esgotar o meio-fio.
Ele, portanto, desenvolveu um método em que as crianças podem escolher entre as diferentes atividades preparadas para eles e organizar para alcançá-los. Essas atividades são divididas em