Biblia
E APOCALIPSE
ATIVIDADE PORTFÓLIO 1º CICLO
ALUNO:
TURMA: DGTE1301CRTT
OBJETIVOS
- Compreender as circunstâncias que envolveram a composição dos Sinóticos.
- Perceber as diferenças formais e de conteúdo presentes nos relatos paralelos dos Sinóti¬cos.
- Identificar as particularidades teológicas dos Sinóticos.
Atividade Leia em sua Bíblia o relato de Jesus Perante Pilatos, conforme narrado em Mateus 27,11-26; Marcos 15, 1-15 e Lucas 23,2-25. Depois, elabore um texto dissertativo evidenciando as particularidades de conteúdo perceptíveis e o que revelam a respeito do propósito teológico de cada Evangelho.
Cada um dos evangelistas tem o seu modo próprio de contar a paixão.
Marcos como sendo o primeiro a escrever seu evangelho ele tem uma reflexão. Escreve que Jesus é um inocente, crucificado como Messias, “rei dos judeus”, ele mostra que Jesus é homem e é Deus; que ele é filho de Deus. Ele não veio para reivindicar um trono. Marcos tem uma reflexão de que Jesus é um inocente, crucificado como Messias Realça o contraste entre Jesus e Barrabás, e a crescente solidão e rejeição de Jesus. No seu relato fica, também, clara a responsabilidade dos judeus. O julgamento de Jesus diante de Pilatos é um julgamento do rei dos judeus, que silencia enquanto os judeus o acusam.
Mateus insiste na fé e no título “filho de Deus”. O relato de Mateus tem uma característica fortemente eclesial. A morte de Jesus marca o fim da antiga aliança e o começo do novo povo de Deus. Com Marcos, frisa também ferrenha oposição dos chefes judeus e sua responsabilidade pela morte de Jesus. O evangelho de Mateus procura demonstrar, entre outras coisas, que Jesus é o Messias anunciado e prometido; que n’Ele, as Escrituras se cumprem. E isso está visível no versículo 17: 27.17 Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos