bertand russell - problemas da filosofia Capitulo 5 - Conhecimento direto e conhecimento por meio de descrição.

1050 palavras 5 páginas
Bertrand Ruseell

Problemas da Filosofia

Capitulo 5 - Conhecimento direto e Conhecimento por meio de descrição

Neste capítulo, Russell faz a distinção entre conhecimento por descrição e conhecimento direto, por contato.
Temos conhecimento por contato daquelas coisas de que temos diretamente consciência. Para além dos dados dos sentidos essas coisas incluem:
Memórias ― Que não nos dão conhecimento por contato do passado, mas meramente das nossas lembranças do passado.
Introspecção ― Este é o contacto com os conteúdos da nossa própria mente, a que às vezes se chama "memória de segunda ordem". Por exemplo, tanto os seres humanos como os animais têm consciência dos objetos externos. Mas apenas os seres humanos, e eventualmente outros animais "superiores", podem fazer introspecção e ter consciência da sua própria consciência. Desta maneira, "a consciência do Sol" é algo de que posso ter consciência direta.
Nós próprios ― Russell não está seguro em relação a esta hipótese. Russell acredita que se podemos ter contacto por introspecção com algo como "sentir fome", então temos de ter contacto com duas coisas diferentes: 1) a minha fome e 2) aquilo que sente esta fome. Se não temos contacto com 2), então a nossa consciência da nossa própria fome não teria as propriedades de segunda ordem que ele já defendeu poderem ter. No entanto, embora isto implique ter consciência de um eu, não requer uma consciência de um eu permanente e contínuo. Por conseguinte, até que ponto temos consciência daquilo a que normalmente pensamos ser um eu é discutível.
Universais ― As ideias gerais também são conhecidas por contacto. Russell fala mais acerca dos universais nos capítulos 9 e 10.
Quando falamos acerca de conhecimento por descrição, devemos notar que há dois tipos de descrições: definidas e ambíguas (ou indefinidas). Uma descrição indefinida é um tal e tal, e uma descrição definida é o tal e tal. Um objecto conhecido como descrição é sempre conhecido por intermédio de uma

Relacionados

  • A Teoria do Juízo de Bertrand Russell
    35888 palavras | 144 páginas
  • Gestao comercial
    104284 palavras | 418 páginas
  • estudante
    128507 palavras | 515 páginas