bernuly
1249 palavras
5 páginas
Hidráulica GeralEngenharia Civil
2012/2013
TL2. Teorema de Bernoulli
Introdução ------------------------------------------------------------------ 3
Descrição do equipamento --------------------------------------------------- 4
Explicação teórica ----------------------------------------------------------- 5
Procedimento experimental ------------------------------------------------- 9
Resultados ------------------------------------------------------------------ 10
Interpretação dos resultados obtidos ------------------------------------- 13
Conclusão ------------------------------------------------------------------- 15
Introdução
O objectivo deste trabalho é a verificação da validade do Teorema de Bernoulli, ou seja da relação entre energia piezométrica e energia cinética de um escoamento em pressão, numa conduta com secção transversal variável.
A Equação de Bernoulli traduz o princípio de conservação de energia numa mesma linha de corrente num escoamento suposto estacionário, com massa volúmica constante, sujeito adicionalmente a forças volúmicas de origem gravítica. Como se sabe, a Equação de Bernoulli é utilizada para, entre outras aplicações, quantificar velocidades de escoamentos estacionários de descarga de reservatórios, estimar a velocidade de um escoamento através de uma restrição à sua passagem e medir velocidades de escoamentos e os correspondentes caudais e a experiência consiste na determinação destes valores.
Figura. 1 – Banco Hidráulico O banco hidráulico é um dispositivo para a demonstração do teorema de Bernoulli. Este aparelho possui dois troços distintos, um com secção convergente e outro com secção divergente, ambos com secção rectangular de largura constante. O tubo convergente – divergente dispõe de 11 piezómetros que permitam calcular a pressão em vários pontos do escoamento e serve para demonstrar que a energia de pressão varia de acordo com a