Benef Cios Da Suplementa O De Vitamina A No Per Odo P S

1468 palavras 6 páginas
Benefícios da suplementação de vitamina A no período pós-parto

Saskia de Pee
PhD. Technical advisor, Nutrition and HIV/AIDS Policy, Policy and Strategy Division, World Food Programme, Rome, Itália
Correspondência

Lima et al.1 relatam um achado interessante e inédito sobre o aumento da concentração de imunoglobulina A secretória (IgAs) no colostro até 24 horas após a administração de uma cápsula de alta dose de vitamina A (200.000 UI) a mulheres no primeiro dia pós-parto. O principal achado foi que, enquanto a concentração média de IgAs no colostro no grupo de controle caiu de 829,1 mg/dL no primeiro dia para 343,9 mg/dL no dia seguinte (n = 44), no grupo intervenção a redução foi de apenas 827,3 mg/dL para 501,2 mg/dL (n = 52; p < 0,00001 para diferenças de concentração no segundo dia).
As altas concentrações de IgAs no colostro oferecem ao recém-nascido proteção imunológica imediata contra infecções logo após o nascimento, quando seu sistema imunológico é imaturo. Deduz-se deste resultado que a cápsula de alta dose de vitamina A administrada às mães aumentou a concentração de vitamina A no leite materno. Tal efeito levará a um aumento da quantidade de vitamina A ingerida pelo recém-nascido durante os primeiros meses de amamentação, o que também poderá levar a uma melhoria tanto do seu sistema imune inato quanto da função da sua barreira epitelial.
Os autores não informaram sobre a concentração de retinol sérico ou no leite materno, o que é surpreendente visto que a diferença esperada na concentração de retinol sérico no primeiro mês pós-parto foi usada para calcular o tamanho de amostra necessário para os grupos do estudo. Teria sido útil poder comparar as concentrações de retinol sérico e de retinol no leite materno com as concentrações de IgAs depois dos primeiros 2 dias pós-parto.
Muitos estudos têm relatado que a suplementação pós-parto de vitamina A pode resultar em melhorias modestas e de curto prazo no estado nutricional de vitamina A da mãe e do

Relacionados

  • Educação Física
    14703 palavras | 59 páginas
  • ovinocultura
    25630 palavras | 103 páginas
  • embriologia humana
    41073 palavras | 165 páginas