BEMDORMIDO
9851 palavras
40 páginas
A construção de silenciamentos O tema silenciamentos de parte dos cidadãos na sociedade contemporânea estabelece um campo de estudo que pretende abordar o exercício da dominação e da opressão por uma parte da sociedade e quais os meios utilizados para obter o silêncio de um cidadão que sabe que não lhe foram conferidos os dreitos para si e para sua família.
A ideologia e o sistema Para se atingir este silêncio, ou seja, a concordância em ser um cidadão despojado de direitos e sem acesso a recursos econômicos, em aceitar ser um subalterno, é necessário estabelecer uma relação de dominação e contar com a participação de dois grupos: os que dominam e os que se subordinam. Sem a colaboração das duas partes não seria possível estabelecer um sistema de hierarquização social para se reafirmar a subordinação. de hierarquização social são objetos de estudo do tema 1, estudo este que auxiliará na compreensão de como a sociedade contemporânea ocidental, que tanto avançou para afirmar que ‘todos são iguais perante à lei’ e que os direitos são ‘universais’ e ‘acessíveis’ aos cidadãos, agora discrimina e promove a exclusão dos cidadão tanto da esfera pública (participação nas decisões) quanto da civil (exercer seus direitos individuais e fazer suas escolhas).
De acordo com Thompson (2002, p. 78-79), são as formas simbólicas e os sentidos construídos pela sociedade que constituem a realidade social e são eles que criam e mantêm as relações entre as pessoas e grupos. Para conceituar ideologia é necessário partir do sentido (significado) atribuído às formas simbólicas que são produzidas e recepcionadas pelas pessoas, cuja finalidade é a dominação: “ao estudar a ideologia, pode-se nos interessar pelas maneiras como o sentido mantém relações de dominação de classe, mas se deve, também, interessar-nos por outros tipos de dominação, tais como as relações sociais estruturadas entre homens e mulheres, entre um grupo étnico e outro, ou entre estados-nação hegemônicos e outros