Bels
Exemplo: Eu não sou mais um na multidão capitalista.
Observe que, de acordo com a análise da oração, o termo “na” é a junção da preposição “em” com o artigo “a” e, portanto, concorda com o substantivo feminino multidão, ao mesmo tempo em que o adjetivo “capitalista” também faz referência ao substantivo e concorda em gênero (feminino) e número (singular).
Então temos por regra geral da concordância nominal que os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem concordar com ele em gênero e número.
Importante: Localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome (substantivo). A nossa língua materna é o português, ou seja, crescemos e vivemos no Brasil se comunicando através dessa língua. Mas isso não significa dizer que compreendemos o português em sua totalidade, pois apesar de ser a língua materna, ela possui uma gramática das mais difíceis de ser totalmente entendida. Entretanto, apesar de tal complexidade é preciso tentarmos ao máximo aperfeiçoarmos nossos conhecimentos em relação a esta língua, pois, como já deve ser de conhecimento de todos, ela tem peso impactante nas nossas vidas, seja em nossa simples comunicação ou em vestibularese concursos.
Como dito anteriormente, nossa gramática, que é uma ferramenta para o estudo da língua inglesa, é recheada de características e regras bastante peculiares, muitas vezes desconhecidas ou que geram muitas dúvidas. A exemplo de algumas dessas características que geram certas dúvidas são as:concordância verbal e nominal.
Concordância verbal
Neste caso, existe uma concordância em número e