Belle Époque
Entre 1870 e 1871 aconteceu a Guerra Franco- Prussiana entre a França e a Prússia lutando por Alsácia – Lorena (Início da Belle Époque)
Belle Époque período de 1871 a 1914 também chamada de época da paz armada, foi um período em que França e Inglaterra praticavam o Imperialismo. O mundo acreditava na “glória da humanidade” e que não haveria mais guerras. Impressão que o mundo estaria vivendo uma época de paz perpétua e duradoura.
Alguns avanços tecnológicos surgiram como clubes para diversão, melhor qualidade de vida à classe média. Houve melhoria dos motores a vapor, criação do motor a combustão, invenção do automóvel, criação das esteiras de linha de montagem, Taylorismo, Fordysmo, lâmpada, avanços da energia elétrica, invenção do rádio e TV.
França e Inglaterra eram as grandes potências imperialistas, eis que surge a Alemanha que foi crescendo cada vez mais. Em 1910 ela já era a maior potência industrial do mundo.
Motivador da guerra: busca de novos mercados por parte da Alemanha, que havia crescido demais, porém estava achatada pelo Imperialismo da Inglaterra e da França
Causas: Rivalidade entre França e Alemanha devido ao problema da Alsácia-Lorena, o imperialismo do Império Russo e do Império Austro – Húngaro, a morte do Arquiduque da Áustria, Francisco Ferdinando.
Países envolvidos:
Tríplice Aliança
Alemanha, Império Austro – Húngaro e Itália
Tríplice Entente
Inglaterra, França e Rússia.
O império Austro-Húngaro era formado por 9 povos diferentes, 4 religiões e várias línguas. Toda a região da antiga Hiuguslávia pertencia a eles. Sérvia não participava, pois era independente e desejava a Bósnia, que fazia parte do Império.
A Sérvia criou um grupo chamado mão negra para tornar independente a Bósnia. Lá havia um grupo chamado jovem Bósnia que queria a liberdade. Então, a mão negra treinou e começou a dar dinheiro para a jovem Bósnia.
No império Austro – Húngaro o Arquiduque Francisco Ferdinando – irmão caçula do imperador era um