Behaviorismo
2.3 Conceitos Fundamentais
O termo Behaviorismo significa comportamento, conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia que tem o comportamento como objeto de estudo.
Surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo. Significa comportamento ou conduta, comtempla o comportamento como uma forma funcional e racional de organismos vivos.
4
2. BEHAVIORISMO
2.1 Histórico e Conceito
Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
Teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê". Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Nesta época vigorava o modelo behaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estímulo, motor gerador do comportamento humano. Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, que crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento. Portanto, qualquer modificação orgânica resultante de um estimulo do meio - ambiente pode provocar as manifestações do comportamento. Na década de 40, Skinner criou o Behaviorismo Radical que era oposto ao behaviorismo de Watson. Segundo Skinner, o behaviorismo radical é a filosofia da ciência do comportamento humano, onde o meio ambiente era o responsável pelo comportamento humano, Skinner era claramente contra a utilização de elementos não observáveis para explicar a conduta humana, assim, os aspectos cognitivos não são considerados, porque o ser humano é visto como um ser homogêneo, e não como um ser que é composto pelo corpo e mente. O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos