Behaviorismo
O Behaviorismo Radical tem como objeto de estudo o comportamento dos organismos. Visa relacionar quais as variáveis do ambiente que estão em função de um determinado comportamento, “procurando-as na história filogenética e ontogenética do organismo e localizando-as no ambiente presente deste organismo” (Lígia Machado, 1997)
“O comportamento é uma característica primordial dos seres vivos. Quase o identificamos com a vida propriamente dita. Qualquer coisa que se mova é tida como viva – especialmente quando o movimento tem direção ou age para alterar o ambiente.” (Skinner, B.F., 2003)
Ao analisar o comportamento, sempre iremos nos referir ao organismo e sua interação com o meio. Tal interação nos caracteriza uma dupla influência; sendo, mudanças no ambiente que produzem mudanças de comportamento; e comportamento dos organismos que produzem mudanças no ambiente podendo novamente repercutir sobre o comportamento. Ou seja, o comportamento de um organismo não é somente afetado por alterações que ocorre nesse ambiente, mas também altera as condições do ambiente (Baum, William M., 2006).
Para os Analistas do Comportamento, tanto o comportamento observável, quanto o comportamento que não se pode observar (eventos privados) devem ser entendidos a partir de suas relações com o ambiente.
Muitas coisas do meio exterior, tais como comida e