Beer e Johnston - Mecânica Vetorial para Engenheiros - Estática
Mecânica é a ciência que descreve e prevê as condições de repouso ou de movimento dos corpos sob a ação de forças.
Divisões da Mecânica:
Corpos Rígidos:
Estática;
Dinâmica.
Corpos Defomáveis:
Fluidos.
A Mecânica é uma ciência aplicada – não é uma ciência abstrata nem pura, e, além disso, não apresenta o empirismo encontrado em algumas ciências da engenharia.
A Mecânica constitui a base de muitas ciências da engenharia sendo um pré-requisito indispensável para o seu estudo.
Espaço – associado à noção de posição de um ponto P definida em termos de três coordenadas medidas, a partir de um ponto de referência ou origem.
Tempo – a definição de um evento requer especificações a respeito do instante de tempo e da posição em que o mesmo ocorreu.
Massa – é usada para caracterizar e comparar os corpos, por exemplo, quanto à sua resposta à atração gravitacional da Terra ou quanto à sua resistência a variações de movimento de translação.
Força – representa a ação de um corpo sobre outro. Uma força é caracterizada por seu ponto de aplicação, sua intensidade, e sua direção, ou seja, uma força é representada por um vetor.
Na Mecânica Newtoniana, espaço, tempo e massa são conceitos absolutos, independentes entre si. O conceito de força, entretanto, não é independente dos outros três. A força que atua em um corpo está relacionada à massa do corpo e à variação de sua velocidade com o tempo.
Princípios Fundamentais
Primeira Lei de Newton: Se a força resultante em uma partícula for zero, a partícula permanecerá em repouso ou se moverá a velocidade constante.
Segunda Lei de Newton: Uma partícula terá uma aceleração proporcional a uma força resultante, não nula, nela aplicada
Terceira Lei de Newton: As forças de ação e reação entre duas partículas têm a mesma intensidade, a mesma linha de ação e sentidos opostos.
Lei de Newton da Gravitação: Duas partículas são mutuamente atraídas com forças iguais e opostas,
Sistemas de Unidades
Unidades