Beatriz Milhazes Cole O De Motivos
310 palavras
2 páginas
UNIFORARQUITETURA E URBANISMO
Teorias Arte e Arquitetura
Beatriz Milhazes – Coleção de Motivos
José Alexandre e Mateus Saldanha
T2EF T4EF
José Alexandre
Obra Escolhida : Açúcar (2009-10)
Obra composta basicamente de círculos e elementos ondulados. Lembra as águas de um rio, passando por entre as pedras, e como todas as outras obras de Beatriz
Milhazes, parecem movimentar-se. Dentre os motivos que me levaram a escolhê-la, está a perfeição do traço, que, olhando de perto, mais parece uma impressão do que uma pintura. A obra parece tentar expressar algum tipo de fluxo, algo contínuo que, mesmo contínuo, parece efêmero. E, por essa efemeridade a primeira expressão que me veio a mente foi “Carpe Diem”.
Mateus Saldanha
Obra Escolhida : Noite de Verão(2006-07)
É impossível não se sentir minimamente instigado ao observar os quadros de Beatriz Milhazes. As cores fortes e chamativas unidas à grande variedade de formas perfeitamente equilibradas no quadro transmitem a ideia de sincronia e complexidade. Na obra em questão, a união dos vários motivos circulares é feita de maneira que as circunferências parecem associadas entre si através das cores que a artista seleciona para encher o quadro.
Os padrões cíclicos amontoados sobre um pequeno retângulo remete à figura de uma árvore, figura essa que é fortalecida pelos arabescos com pequenos padrões florais, que somada as cores tropicais transmite a ideia de calor e alegria.
Relação entre as obras
Não houve divergência na equipe em relação as semelhanças entre as obras. As duas têm em comum justamente as características que Beatriz
Milhazes mais explora; a leveza, as cores e os motivos circulares.
Com relação a exposição, o Grupo Edson Queiroz, nos propiciou maior conhecimento de mundo, no que se refere à arte moderna brasileira. A equipe concorda que foi de grande valia este trabalho e que se encaixa perfeitamente na filosofia de ensino proposta em sala.