Baxarelado em administração
O marketing se tornou uma ferramenta importante para quem quer promover empresa, serviço, bens, propriedades, pessoas, lugares, informações, ideias ou organizações.
Hoje em dia, este se divide em cultural, ambiental, esportivo, social e entre muitos outros.
E num desses se destaca o marketing social, pois o papel dele é possibilitar uma estratégia de mudança comportamental na sociedade.
O marketing social obtém muitas facetas. Para alguns autores o marketing social é a solução de problemas das empresas sem fins lucrativos, para outros é a eliminação de problemas sociais. As trocas do marketing exercidas por organizações sem fins lucrativos são de bens intelectuais. Isso acabou resultando na utilização do marketing institucional. O seu objetivo é a criação de atitudes favoráveis nos diversos segmentos do público em relação à empresa e à fixação da marca e da imagem corporativa.
Além de todas as definições que podemos fazer sobre o marketing , há a possibilidade de estabelecer um diferença entre definições sociais e gerenciais. Uma definição social mostra o papel desempenhado pelo marketing na sociedade.
Presumi-se que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo de marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou o serviço se adapte e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar.
O termo marketing social apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, passou a significar uma tecnologia de gestão de mudança social, associada ao projeto, implantação e controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de uma ideia ou prática social em um ou mais grupos de adotantes escolhidos como alvo.
Marketing social é uma estratégia de mudança de comportamento. Ele combina os melhores elementos