Baterias
O invento foi aperfeiçoado pelo francês Gaston Plante, em 1859, passando a ser recarregável, além de acumular energia. A bateria consistia de duas placas de chumbo enroladas em forma de espiral, separadas por tiras de borracha e mergulhadas em solução de ácido sulfúrico. O inventor observou que era possível aumentar consideravelmente a capacidade celular por meio de um processo de formação, o qual se repete até hoje.
Esse tipo de bateria passou a ser utilizado em carros somente em 1912 e ainda hoje é responsável pela alimentação dos componentes elétricos e eletrônicos dos automóveis. A classificação técnica das baterias automotivas é: baterias secundárias de anodo ácido sulfídrico. Diferente das versões originais, os produtos atuais podem ser recarregados diversas vezes.
Conceito
A bateria é um conjunto de acumuladores elétricos: dispositivos com a capacidade de transformar energia química em elétrica e vice-versa. Sua função é armazenar, sob forma de energia química, a energia elétrica que lhe tenha sido entregue, e fornecê-la em determinadas situações.
No momento em que o acumulador é carregado eletricamente, ocorre a transformação de energia elétrica em energia química e por ocasião da descarga essa transformação é inversa.
Baterias de chumbo
Acumulador de Chumbo, também conhecido como bateria chumbo-ácida, foi inventado pelo francês Gaston Planté em 1859. É uma associação de pilhas (chamadas de elementos, na linguagem