Basqueteball
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Fisica foi-nos proposto a elaboração deste trabalho, para a realização do módulo. Neste trabalho irei tentar responder aos objetivos do elenco modular.
Origem, evolução e tendências de desenvolvimento da modalidade
O conhecimento da origem e evolução do Basquetebol através dos tempos, contribui para uma melhor compreensão do "espírito do jogo", para uma percepção mais objectiva do interesse pedagógico do Basquetebol e ainda para uma metodologia do ensino e do treino adequada às características etárias dos praticantes. Para além de pretender dar a conhecer a evolução do Basquetebol e a intenção do seu inventor, aborda-se a estreita relação entre as regras do jogo e a conduta dos jogadores, a influência das regras sobre a técnica e os processos tácticos, bem como a necessidade de um ajustamento constante das regras às situações concretas do jogo, criadas pelos jogadores e treinadores.
1. Como surge a ideia de um novo jogo Após analisar todos os jogos e experiências tentadas, concluiu que não era solução tentar convencer os jogadores, arreigados às tradições e aos hábitos de jogo, a aceitar uma expressão diferente em jogos que conheciam e praticavam com razoável sucesso.
Decidiu fazer um estudo analítico de todos os jogos conhecidos, com a preocupação de identificar os elementos comuns, de comparar processos de jogo e de classificar as acções dominantes.
Esta análise levou Naismith às seguintes conclusões:
Os jogos que tinham maior aceitação entre a juventude americana, utilizavam bola. As dimensões e o peso da bola eram variáveis, bem como a sua forma, mas os jogos mais populares tinham a bola como elemento comum.
Concluiu, imediatamente, que a solução seria encontrar um novo jogo e que este teria de utilizar uma bola. Nesse tempo as bolas que se utilizavam em jogos mais populares podiam dividir-se em bolas grandes e bolas