Basilica Santo Apolinario
RESUMO
Este trabalho apresenta a história da Basílica Di Sant’Apollinare, que fica localizada na cidade de Classe a 5km de Ravenna, ela foi consagrada pelo arcebispo Maximiliano e foi dedicada ao Santo Apolinário, o primeiro bispo de Ravenna. A Basílica possui três naves, um corpo médio e uma abside poligonal ladeada por duas capelas absidais, no seu interior podemos encontrar muita riqueza em mosaicos que denotam períodos diferentes, e no topo do grande disco, encontra-se um céu estrelado com uma cruz de jóias. Ao longo de restaurações foram descobertos temas decorativos como flores, frutas e copos com pássaros e ainda no seu interior é encontrado os sarcófagos dos 12 discípulos, todos com suas características originais.
Esta igreja do Cristianismo católico, é muita rica em detalhes e é de grande importância para a arquitetura pois carrega a arte bizantina fielmente em seus mosaicos e histórias.
Palavra-Chave: Naves; Abside; mosaicos
Lista de Ilustração
Figura 1- Planta Baixa
Figura 2- Corte
Figura 3- Fachada norte
Figura 4- Nave
Figura 5- Alívio Altar Ovinos e Cruz
Figura 6– Santo Apolinário
Figura 7– Cruz com rosto de Cristo
1.INTRODUÇÃO
A Basílica de Sant’pollinare fica localizada na cidade de Classe á 5 km do centro de Ravenna na Itália, é uma construção da metade do século VI o edifício foi financiado pelo bispo Ursicino e pelo banqueiro Giuliano Argentário. A igreja foi consagrada pelo bispo Maximiano em 09 de maio de 549 e foi dedicado ao Santo Apolinário que foi o primeiro bispo de Ravenna.
A grande decoração e estrutura do edifício vêm com a conquista bizantina no ano 540 com o poder da igreja de Ravenna. O arcebispo Maximiano desenvolveu um grande papel na liderança que acabou gerando intrigas com o Imperador Justiniano, e após o reino dos godos e a expansão do culto ariano, houve a celebração com o primeiro Bispo Apolinário na Basílica