basico do excel
Quantas vezes você já fez uma tabela em que uma certa célula é o resultado de uma conta com os valores de outras células? Por exemplo, calcular a média do aluno a partir de suas notas, ou definir um percentual entre duas quantidades. Talvez você não saiba, mas dá pra fazer isso no próprio Excel, sem recorrer a calculadoras, e o que é melhor: você pode repetir a mesma conta para diferentes valores em instantes.
Para aprender a fazer essas contas, vamos utilizar como exemplo o boletim da figura abaixo. Nessa escola, a média é calculada como uma média aritmética simples das 3 notas (ou seja, soma as 3 notas e divide por três). Nesse caso, são apenas 3 alunos, então seria fácil fazer as contas na calculadora ou até mesmo de cabeça. Mas imagine se fosse uma turma de 50 alunos, e o colégio tivesse 10 turmas - já seriam 500 contas, fazer cada uma a mão iria demorar um bocadinho.
No exemplo acima, para calcular a média do primeiro aluno, basta ir para a célula E3 e digitar
=(B3+C3+D3)/3
Não entendeu? Explico: o igual [=] no começo indica que você está digitando uma expressão que deverá ser calculada pelo Excel (o nome certo é "Fórmula"). Os parânteses indicam que o que está dentro dele deve ser calculado antes das demais operaçõs (ou seja, primeiro será feita a soma e depois a divisão). B3 significa que você vai usar o valor da célula que está na coluna B e linha 3 (da mesma forma para C3 e D3), que neste caso é 9. O sinal de adição [+] significa (aposto que essa você sabe!) que os valores devem ser somados. O barra 3 [/3] significa que o que foi calculado entre os parênteses deve ser dividido por 3.
Os sinais utilizados nas fórmulas do Excel são os seguintes:
- Adição: + [mais]
- Subtração: - [menos]
- Multiplicação: * [asterisco]
- Divisão: / [barra]
Exemplo: Se em vez de somar as notas e dividir por 3, você quisesse somá-las e multiplicar por 5, você digitaria
=(B3+C3+D3)*5
Vale a pena ficar