Basf - Premio de excelencia
Prêmio Basf de Excelência para Fornecedores
Eixo temático
Cadeia de valor
Público-alvo
Fornecedores de todo o Brasil de serviços técnicos, serviços gerais, TI, logística e transporte, embalagens e matérias-primas.
Principal objetivo da prática
Reconhecer fornecedores que adotam práticas de gestão socialmente responsável.
Motivação
O Prêmio Basf de Excelência (PBE), para fornecedores, é avaliado em quatro pilares:
•
Saúde, segurança e meio ambiente;
•
Legal e financeiro;
•
Temas específicos relacionados à categoria de serviços ou de produtos.; e
•
Responsabilidade social.
Em 2009, quando se iniciaram as avaliações dos fornecedores para o PBE, percebeu-se que grande parte deles não tinha conhecimento dos conceitos relativos à gestão socialmente responsável e, consequentemente, não conseguiam sistematizar suas práticas. Os Indicadores Ethos vieram suprir essa necessidade, principalmente por serem de uma instituição externa e neutra. Assim, a empresa entendeu essa ferramenta como a mais adequada ao processo, tanto para avaliar as práticas de gestão quanto para orientar os fornecedores a como melhorá-las.
Descrição da prática
Desde 2010, os fornecedores que participaram do Prêmio Basf de Excelência foram instruídos a responder os Indicadores Ethos para compor a nota da premiação. Naquele ano, preencher os Indicadores Ethos representava 25% da nota total do prêmio. Os outros 75% eram avaliados por questões legais, financeiras, de saúde, segurança e meio ambiente (SSMA) e outras, mais específicas. Nesse processo, muitas empresas tiveram pela primeira vez contato com o tema de forma mais estruturada. A partir de então, a nota alcançada nos Indicadores Ethos passou a compor a nota do PBE. Levar em conta o desempenho nessa ferramenta para compor a nota do prêmio foi considerado uma evolução na forma de gestão.
INSTITUTO ETHOS | Práticas Empresariais de Responsabilidade Social – 2012
1
Somente concorrem à