Bases
CT Vespasiano/ unidade conveniada CEFET-MG
Trabalho de recuperação 2º ano integrado ELE/MECA
Disciplina: Química
Professora: Jaqueline
Valor: 24 pontos Questão 1 – Considere duas soluções aquosas de NaNO3 a 20 ºC, cada qual contendo 100 g e H2O, cujo coeficiente de solubilidade seja 88 g de NaNO3/100 g de H2O.
a) Para que a solução I seja considerada insaturada a 20 ºC, a quantidade de NaNO3 dissolvida deve ser igual a 88 g ou maior ou menor que 88 g?
b) Para que a solução I seja considerada saturada a 20 ºC, a quantidade de NaNO3 dissolvida deve ser igual a 88 g ou maior ou menor que 88 g?
c) Para que a solução I seja considerada supersaturada a 20 ºC, a quantidade de NaNO3 dissolvida deve ser igual a 88 g ou maior ou menor que 88 g?
d) A solução II, a 20 ºC encontra-se não-saturada, saturada ou supersaturada?
e) Se a massa do frasco for igual a 200 g e a massa do corpo de fundo for de 12 g, qual será a massa total do sistema a 20 ºC?
Questão 2 - Considere o esquema a seguir, do qual foram retiradas três alíquotas A,B,C, a partir de uma mesma solução aquosa.
a) Qual a massa de soluto existente no recipiente A?
b) Calcule a concentração em g/mL da solução contida no recipiente B.
c) Forneça a concentração em mg/cm3 da solução contida no recipiente C.
d) Se toda a água presente na solução original, após a retirada das três amostras,fosse evaporada, qual seria a massa de soluto obtida?
Questão 3:
Observe o frasco abaixo que contém uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4),utilizada em laboratório, e responda às questões a seguir, sabendo que o volume da solução contida no frasco é 2,0 L.
a) Qual o número de mol do soluto presente nessa solução?
b) Determine a massa de soluto presente nessa solução.
c) Qual é o volume dessa solução que contém 0,01 mol de H2SO4?
d) Calcule a massa de soluto presente em 500 mL