Bartolomeu
O meio envolvente transaccional é constituído pelos elementos que interagem directamente com a indústria. • Clientes: consumidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos pelo sector; em conjunto, constituem o mercado ou a procura. • Concorrentes:
competidores actuais e potenciais, bem como produtos substitutos, que satisfazem as mesmas necessidades do mercado; em conjunto, constituem a indústria ou a oferta.
• Fornecedores:
agentes económicos que prestam serviços ou vendem produtos à indústria.
•
Comunidade:
organizações, indivíduos e factores que partilham recursos e têm interesses directa ou indirectamente relacionados com o mercado e o sector.
Clientes
É fundamental identificar com rigor a natureza e o comportamento dinâmico dos vários segmentos do mercado. Para garantir uma cobertura total das opções de segmentação, é conveniente recorrer a sete critérios genéricos. Critérios Genéricos
Exemplos
Quem: natureza dos compradores
Particulares (sexo, idade, altura e peso, raça e etnia, composição da família, estilos de vida, atitudes, nível de rendimento, categoria sócio-profissional, nível educacional e religião, entre outros), empresas (sector de actividade, dimensão, capacidade de gestão, nível tecnológico e situação económicofinanceira, entre outros), organismos públicos, instituições de ensino, etc.
O Quê?
♦ produtos/serviços comprados
Tamanho, preço, características físicas do produto, desempenho, design, tecnologia, materiais, serviço pós-venda, etc.
Para Quem?
♦ natureza dos utilizadores
Própria pessoa, amigos, familiares, colegas, público em geral, etc.
Quando?
♦ ocasião da compra
Frequência da compra, sazonalidade, ocasiões especiais (Natal, Dia da Mãe e Fim do Ano, entre outros), ciclicidade, etc.
Onde?
♦ local de compra
Grossista, retalhista, casa, empresa, estabelecimento de ensino, área geográfica,
etc.