BARROCO
A pintura barroca é dotada de um grande dramatismo , contrastes de luz-sombra e de ambientes grandiosos.
Na pintura de frescos em tetos destacou-se a perspetiva soto in sú , a vista de baixo para cima , abrindo interiores para um céu mistico e rasgado até ao infinito. EX: Glória de Santo Inácio , Andrea Pozzo, 1684
Diferentes tendências da pintura:
- Naturalismo – Caravaggio , Ribera
- Realismo – Rembrandt , Vermeer e Velázquez
Temas: Religiosos , mitológicos , retratos , paisagens , naturezas mortas
Michelangelo de Caravaggio (1571 – 1610) Milanês , destacou-se cuja originalidade foi a utilização de gente vulgar do povo como modelo nos assuntos religiosos. Desenvolveu um intenso contraste entre luz e sombra, utilizando fundos escuros e sombrios , conhecido por tenebrismo. Captura de Cristo , 1602 (Galeria Nacional da Irlanda)
Morte da Virgem , óleo sobre tela , 1606 (Louvre) foi acusado de usar uma prostituta morta do Rio Tibre para retratar a Virgem.
Invocação de São Mateus, 1599 , Igreja de S.Luigi del Francesi O pintor utiliza uma luz brutal que suspende os movimentos , acentua os gestos e o drama que se desenrola na cena. Iluminação das personagens mais importantes da cena , deixando o resto na semipenumbra.
Rembrandt (1606 - 1669)
Pintor holandês , um dos mais importantes do barroco realista. Foi um grande mestre da técnica do desenho excepcional intérprete da natureza humana. O dramatismo da obra de Rembrandt é de forma bem conseguida acentuda pela luz e sombras , inspirada em Caravaggio .
Apesar de ser do movimento do realismo , a obra de Rembrandt apresenta influências do