barroco
O barroco chegou ao Brasil pelos colonizadores, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento acontece no século XVIII, 100 anos após seu surgimento na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.O Barroco tem tendências e bases em diversas culturas, como portuguesas. francesas, italianas e espanholas. Alguns brasileiros no Barroco conseguiram executar belas obras, ressuscitando, por exemplo, formas do gótico alemão na obra de Aleijadinho.
Desenvolvimento
Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel na história. As diversas ordens religiosas que se instalam no Brasil desenvolvem uma arquitetura religiosa sóbria e muitas vezes monumental, de grande simplicidade ornamental, bem ao gosto maneirista europeu. É somente quando as associações leigas tomam a dianteira que as ordens religiosas vêem seu poder enfraquecido.
As primeiras manifestações do barroco no país aconteceram em fachadas e frontões, mas principalmente na decoração de algumas igrejas. A talha em ouro, de estilo português, espalha-se por algumas igrejas. A vegetação barroca é introduzida na Bahia na decoração da antiga Igreja dos Jesuítas. No Recife destaca-se a chamada Capela Dourada da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, idealizada no apogeu econômico de Pernambuco.
Em 1703 o dinamismo conquista o exterior de forma ostensiva na fachada em estilo plateresco da Igreja da Ordem Terceira. Porem, vale notar que tal exuberância representa uma exceção no barroco brasileiro, pois mesmo em seu período áureo as igrejas barrocas nacionais são marcadas por um contraste entre a relativa simplicidade de seus exteriores e as ricas decorações interiores, simbolizando a virtude do recolhimento, requisito necessário à alma cristã. Esses primeiros 30 anos marcam a difusão no Brasil do estilo "nacional português", sem grandes variações nas diversas regiões .
Surge então um novo ciclo de desenvolvimento com predominância do estilo português "joanino", cuja origem