Barroco
BARROCO
1º Ano
Yuri B. de Souza
A Origem do Nome
Entre 1580 e a metade do século XVIII, nenhum texto ou obra se afirma como “barroca’’. O termo só foi usado no período de decadência do estilo, quando novos classicistas começaram a criticar os excessos e irregularidades do movimento. O termo possui origem obscura, podendo derivar do português antigo, do espanhol, do árabe ou do francês, e significaria “pérola imperfeita”.
O barroco, para o movimento neoclássico e outros estilos do século XVIII, era visto como uma degeneração dos princípios clássicos, uma arte de mau gosto, pesada, artificial e dada a excessos injustificáveis. Foi somente a partir do século XIX que suas obras voltaram a ser valorizadas. O barroco é classificado como um contraponto ao Renascimento Italiano.
É notória, porém, a dificuldade de apresentar a arte barroca como uma linguagem homogênea, um movimento unificado. O termo parece representar, mais do que uma tendência artística, um período histórico – e o emprego do conceito “barroco” para definir áreas alheias à arte, como política, psicologia e ética, corroboraria tal raciocínio.
Obras de Gregório de Matos
Em 1831,o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen publicou 39 dos seus poemas na coletânea Florilégio da Poesia Brasileira (1850 em Lisboa).
Afrânio Peixoto edita a restante obra, de 1923 a 1933, em seis volumes a cargo da Academia Brasileira de Letras, reunidos nos códices existentes na Biblioteca Nacional e na Biblioteca Varnhagem, do Ministério das Relações Exteriores , exceto a parte pornográfica que aparecerá publicada, por fim, em 1968, por James Amado.
A sua obra tinha um cunho bastante satírico e moderno para a época, além de chocar pelo teor erótico, de alguns de seus versos., em 1968, por James Amado.
Entre seus grandes poemas está o "A cada canto um grande conselheiro", no qual critica os governantes da "cidade da Bahia" de sua época. Esta crítica é, no entanto,