barroco
R: O barroco é conhecido como "a arti do conflito", pois (por causa do Renascimento) o homem estava dividido entre dois valores diferentes (teocentrismo x antropocentrismo). Em vista disso, o barroco se divide em duas correntes (uma otimista e uma pessimista).
Por causa dessa mudança na mentalidade, o homem entra numa grande depressão pois ele não pode mais recorrer a Deus. Esse conflito vai se refletir nas artes da época: relevo na arquitetura, movimento na escultura, luz e sombra na pintura, contra-ponto na música e antíteses e paradoxos na literatura.
ARTE BARROCA
A arte barroca nasce em Roma, a capital do catolicismo.
O Barroco caracteriza-se, portanto, num período de dualidades; num eterno jogo de poderes entre divino e humano, no qual não há mais certezas. A dúvida é que rege a arte deste período. E nas emoções o artista vê uma ponte entre os dois mundos, assim, tenta desvendá-las nas representações.
* Pintura barroca = característica marcante é o efeito de ilusão comum nos artistas. Manifesta-se claramente nas pinturas feitas em tectos e paredes de igrejas ou palácios. Os artistas pintam cenas e elementos arquitectônicos (colunas, escadas, balcões, degraus) que dão uma incrível ilusão de movimento e ampliação de espaço, chegando, em alguns casos, a dar a impressão de que a pintura é a realidade e a parede, de fato, não existe.
Outra característica da pintura barroca é a exploração do jogo de luz e sombra.
*Arquitetura do barroco = é libertação espacial, é libertação mental das regras dos tratadistas, das convenções, da geometria elementar. É libertação da simetria e da antítese entre espaço interior e exterior.
Assume um significado do estado psicológico de liberdade e de uma atitude criativa liberta de preconceitos intelectuais e formais.
A arquitetura barroca ocorreu em vários países cristãos da Europa como Itália, Áustria e Espanha. Países protestantes como a Inglaterra não apresentam a arquitetura barroca.