barroca
Elemento químico
O sódio é um elemento químico de símbolo Na, de número atômico 11 e massa atômica 23 u. É um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untuoso, de coloração branca, ligeiramente prateada.Wikipédia
Símbolo: Na
Configuração eletrônica: Ne 3s1
Fórmula: Na
Massa molar: 22,9898 g/mol
Número atômico: 11
Massa atômica: 22,989769 ± 0,00000002 u
Descobridor: Humphry Davy
O Sódio é um metal prateado e branco, de textura macia e brilhante, capaz de, em contato com a água, decompô-la e dar origem a um hidróxido, liberando oxigênio sob violenta reação. É sempre encontrado na natureza em alguma combinação com diversos elementos, em numerosos compostos naturais, como por exemplo o sal de cozinha (NaCl,cloreto de sódio). Em verdade, o sódio é bastante reativo, formando diversos compostos com vários agentes químicos inorgânicos e orgânicos.
Inicialmente conhecido apenas sob as formas de cloreto e carbonato de sódio, este elemento metálico é isolado e descoberto pela primeira vez em 1807 por Humphry Davy, em meio a seus estudos sobre eletrólise (a passagem da corrente elétrica) e seu comportamento em meio a soluções alcalinas, em especial a soda cáustica (NaOH, conhecida cientificamente pelo nome de hidróxido de sódio). Reconhecido como o sexto elemento em abundância na natureza, o sódio constitui 2,6% da composição da crosta terrestre, sendo também o mais abundante dos elementos do grupo de metais alcalinos. Possui ainda a propriedade de conduzir facilmente o calor e a eletricidade, proporcionando assim uma terceira característica, a de exibir o efeito fotoelétrico, ou a capacidade de emitir elétrons quando em exposição à luz.
O nome sódio é originário do latim "soda", nome de uma planta medicinal para a cura de dores de cabeça, e do qual se pode extrair o carbonato de sódio. Já seu símbolo, "Na", deriva da antiga forma latina corrente do nome do elemento "carbonato de sódio" em grego (natrium - oriundo de nítron).
Há presença