barreira do inferno
ALUNO: ANA BEATRIZ
SERIE:6º ANO
TURNO: MATUTINO
TURMA:”A”
NATAL/RN
2014
ANA BEATRIZ FERREIRA BARBOSA
Trabalho apresentado ao CDF-ZN como requisito obrigatório para obtensão de Nota para avaliação complementar para todas as disciplinas do 2° trimestre
SUMÁRIO
l INTRODUÇÃO ll DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA lll O QUE ELES FAZEM lV PORQUE O NOME
V CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
Ao chegar à Barreira do Inferno fiquei muito admirada com a estrutura física existente que nosso estado Rio Grande do Norte possui.
Desenvolvimento
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno, é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul.Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte. A instalação trouxe a Natal a alcunha de "Capital espacial do Brasil".
O local foi escolhido, pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.
A faixa de praia da base, por estar protegida do acesso do público externo, tornou-se uma importante área de reprodução de tartarugas marinhas, sob a supervisão do Projeto Tamar.
O Nike Apache, foi o primeiro foguete a ser lançado desta base. Ocorreu em 15 dezembro de 1965 ás 16h28min (Horário de Brasília) e era um foguete de sondagem de fabricação dos Estados Unidos. Nesta base já foram lançados mais de 400 foguetes, desde os pequenos foguetes de sondagem meteorológica do tipo Loki, até veículos de alta performance da classe Castor-Lance, de quatro estágios.
O local