Barramento pci
Adriana Silva Lopes
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará
BR 316- Bairro: Saudade- Pará- Brasil
Adrriana.lopes@gmail.com
Resumo: este trabalho descreva a historia do barramento PCI (Peripheral Component Interconnect), que foi lançado no inicio da década de 90 pela intel, em 1993 a mesma lançou para domínio publico. Conheceremos suas caracteristicas como: tipos de linhas, comandos, arbitragem e sincronização e tamanho das linhas de dados e endereço. O PCI é o barramento com o melhor desempenho usado em PCs.
1. INTRODUÇÃO Em 1990 a Intel decide começar o desenvolvimento do barramento PCI (Peripheral Component Interconnect). Em 1992 surge o PCI 1.0 e em 1993 o PCI 2.0 Este protocolo foi imediatamente usado em servidores de topo substituindo o MCA e EISA com o BUS de eleição para servidores. Este protocolo só a partir de 1994 é que começou a ter grande impacto no mercado de computadores pessoais.
2. EVOLUÇÃO DO PCI
2.1 PCI EXPRESS O passo seguinte na norma PCI, não é uma evolução da norma PCI mas um “salto” na arquitectura PCI. Com uma profunda modificação em relação à arquitectura anterior esta nova norma advoga taxas de transferência entre 250 MB/s para PCI-ex x1 até 4 GB/s para PCI-ex x16, existindo ainda espaço para novos melhoramentos. Esta norma é hot-plug, podendo se remover/instalar um periférico com o PC ligado. Pode emular um ambiente de rede e também elimina o número e distancia rígida que existia nas arquitecturas a quando da construção das motherboards. A grande diferença em relação à norma PCI é que a norma PCI tinha uma largura de banda fixa e num único sentido, que era partilhada. Isto significava que o barramento não podia ser aumentado para se equivaler à velocidade do processador. A norma PCI-ex estabelece uma ligação ponto-a-ponto bidireccional, onde cada periférico tem a sua própria “ligação” sendo ainda escalável em termos de velocidade. De