banner tatiana
Curso de Pedagogia
III SEMANA DE INTEGRAÇÃO
XII SEMANA DE LETRAS
XIII SEMANA DE PEDAGOGIA
DE 02 A 07 DE JUNHO DE 2014
SIGMUND FREUD
(1856-1939)
Autores: Nathália Tiarini Silva; Rayana
Solon Dias; Rúbia Raycia Martins Viana*,
Tatiana Azevedo de Souza da Cunha
Lima**.
INTRODUÇÃO
Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg, hoje
Tchecoslováquia. Seus pais eram judeus e a sua família bem numerosa. Era o maisvelho dos oito filhos do segundo casamento de seu pai. Sua inteligência era constantemente desafiada estimulando-lhe desejo perene de compreender as coisas. Os pais jamais mediram esforços nem sacrifícios para lheoferecer uma educação completa. Este grande nome da psicanálise foi o responsável pela revolução no estudo da mente humana.
.
BIOGRAFIA
Formado em medicina e especializado em tratamentos para doentes mentais, ele criou uma nova teoria. Esta estabelecia que as pessoas que ficavam com a mente doente eram aquelas que não colocavam seus sentimentos para fora. Segundo Freud, este tipo de pessoa tinha a capacidade de fechar de tal maneira esses sentimentos dentro de sua mente, que, após algum tempo, esqueciam-se da existência.
TEORIAS E MÉTODOS
A partir de sua teoria, este grande psicanalista resolveu tratar esses casos através da interpretação dos sonhos das pessoas e também através do método da associação livre, neste último ele fazia com que seus pacientes falassem qualquer coisa que lhes viessem à cabeça. Com este método ele era capaz de desvendar os sentimentos
“reprimidos", ou seja, aqueles sentimentos que seus pacientes guardavam somente para si, após desvendá-los ele os estimulavam a colocarem esses sentimentos para fora. Desta forma ele conseguiu curar muitas doenças mentais.
LIVROS
Freud escreveu um grande número de livros importantes, alguns deles foram: Psicologia da Vida Cotidiana, Totem e Tabu, A interpretação dos sonhos, O Ego e o Id e muitos outros. Neles, o
“pai da psicanálise” (assim